Jurimetria: saiba o que é e como impacta a advocacia
Tempo de leitura:
7 minutos

Você consegue imaginar como seria a sua atuação profissional se pudesse prever as decisões dos magistrados antes de elaborar as suas peças processuais? Com certeza seria muito diferente. Haveria muito mais possibilidade de ganhos de causa, já que você poderia escolher melhor os argumentos. Talvez você ainda não saiba, mas hoje, graças à jurimetria, isso é possível.

Nesse post iremos abordar essa nova disciplina do direito, que tem muito potencial para modificar a forma como advogados e magistrados atuam, transformando o universo jurídico com o auxílio da tecnologia. Nós vamos explicar o que é jurimetria, como ela impacta a advocacia e como aplicar esse conceito na prática.

Ficou interessado em saber mais? Continue lendo o texto e esclareça as suas principais dúvidas!

O que é jurimetria?

Como já mencionamos brevemente na introdução, a jurimetria é uma nova disciplina do direito. De forma simplificada, trata-se da união entre direito e estatística. Aplica-se a estatística ao direito, através da utilização de fórmulas matemáticas, algoritmos e softwares, para prever e também modificar resultados de processos.

Sua utilização é muito ampla. Embora em um primeiro momento pareça que a jurimetria serve apenas para antecipar cenários e com isso planejar condutas e formas de atuação no decurso dos processos, na realidade ela pode ser utilizada de várias outras formas também, como na gestão de escritórios e na elaboração de leis.

Como? Através dos dados coletados e analisados é possível chegar a algumas conclusões muito interessantes. Pode-se perceber, por exemplo, que ao final do julgamento de determinados processos, algumas questões ainda ficam pendentes. Dessa forma, podem surgir estudos com orientação de modificar a lei, para contemplar essas questões todas.

Na prática, isso já ocorreu com o novo Código de Processo Civil (CPC). Alguns dos pontos que foram modificados, como é o caso da dissolução de sociedades, tiveram como base para as mudanças estudos feitos com jurimetria.

Portanto, se ainda restava alguma dúvida sobre o impacto da jurimetria no direito e na atuação dos profissionais da área, agora não resta mais. Com esse cenário posto, é momento de sair na frente da concorrência, investir em tecnologia e se capacitar para atuar nesse mundo de transformação digital.

Como ela impacta na advocacia?

Nos últimos anos, com a transformação digital e a expansão da tecnologia, o mundo jurídico está mudando. Se as mudanças atingem outros segmentos com muita rapidez, como é o caso do marketing e da comunicação, elas também estão promovendo mudanças, ainda que de forma mais gradual, no direito. É nesse contexto que surge a jurimetria!

Como já falamos brevemente, a jurimetria impacta diversas áreas do direito, não somente a advocacia. Entretanto, nesse texto iremos nos ater à rotina e ao trabalho dos advogados. Afinal, somente no que se refere aos escritórios, são muitas as transformações que merecem ser abordadas. Continue lendo!

Aumento de produtividade

Com certeza o primeiro impacto sentido será no que se refere à produtividade. Utilizando a estatística aplicada ao direito, através de softwares, a sua equipe de advogados ganhará muito tempo.

Afinal, o conceito de jurimetria engloba muito mais do que o simples acompanhamento processual realizado de forma automática, o que já representa um bom ganho de tempo. Ele vai muito além!

Enquanto os computadores estão buscando e analisando processos para extrair os melhores dados, os advogados podem estar focados na elaboração das peças processuais. Assim, eles conseguem produzir muito mais, já que não precisam realizar tarefas operacionais.

Lembre-se: tempo é dinheiro. Por isso, com uma equipe mais produtiva, você acaba ganhando mais.

Mais assertividade na elaboração da defesa dos processos

Com a possibilidade de elaborar um histórico das decisões do magistrado para o qual seu processo foi distribuído, é mais fácil prever qual a sua linha de pensamentos. Muitos advogados mais antigos faziam isso através da empiria, utilizando o conhecimento acumulado nos anos de atuação em uma mesma comarca.

Entretanto, poder contar com dados dispostos em números e gráficos, garante uma segurança extra, que vai muito além da simples observação.

De forma geral, sem jurimetria, os advogados fazem uma pesquisa genérica sobre jurisprudências nos tribunais em que atuam. Mas, com os dados captados e processados de maneira correta é possível chegar a um resultado muito mais detalhado, com números exatos a respeito de qualquer questão. É possível saber até quantas vezes o juiz ou desembargador adotou uma ou outra corrente doutrinária para decidir processos com o mesmo pedido.

De posse desses dados, basta elaborar a peça processual com base nas teses anteriormente acolhidas pelo juiz, aprimorando-as com base na jurisprudência e na doutrina.

Melhoria na gestão do escritório

Contar com a estatística também pode ser muito bom para a gestão de um escritório de advocacia.

Um dos benefícios envolve a preditividade, como já falamos. Afinal, você consegue ter uma previsão mais exata de quanto tempo demorará para ser proferida a sentença. Nos casos de contratação por êxito, isso melhorará a sua gestão financeira, já que é possível estimar mais ou menos quando o dinheiro estará entrando.

É possível ainda medir a produtividade da sua equipe. Além de controlar quantas peças cada advogado elabora por dia, você pode, através de estatísticas, medir a taxa de sucesso de cada um, por exemplo.

De que forma implementar a jurimetria no escritório de advocacia?

Talvez você esteja se perguntando de que forma implementar o conceito de jurimetria em seu escritório de advocacia. Afinal, em um primeiro momento, pode parecer um pouco difícil entender de que forma tudo funciona.

Na verdade, o processo não é assim tão complicado. Através de dois passos básicos, saiba como começar.

Faça a contratação de um software de jurimetria

É impossível conseguir realizar esses processos sem a contratação de um software. Para coletar e processar os dados seria necessário muito tempo e muita mão de obra.

Um advogado especialista, que estivesse focado somente nesta tarefa, levaria dias para obter os dados que os computadores conseguem em minutos. Além disso, o software já oferece a gestão analítica dessas informações em relatórios facilmente interpretáveis.

Solução pioneira em jurimetria do mercado, o software da ForeLegal oferece todas essas possibilidades. O trabalho é rápido, eficaz e de muita qualidade, garantindo a segurança de todas as informações coletadas.

Portanto, o custo-benefício desse investimento é excelente, já que agrega valor ao serviço prestado pelo escritório.

Ofereça cursos para os advogados

Embora os computadores façam a coleta e o processamento dos dados, é necessário que os advogados saibam como operar o software e como utilizar da melhor maneira as informações disponibilizadas por ele.

Assim, é imprescindível para a implantação da jurimetria em um escritório, que pelo menos alguns membros da equipe estejam preparados para atuar com o software de jurimetria. Isso só será possível com capacitação, que deve ocorrer através de cursos.

Por tudo isso, podemos dizer que jurimetria não é apenas um conceito da moda e nem deve ser tratada como uma disciplina do futuro. A jurimetria já é presente e faz toda diferença na prática profissional e nos resultados conquistados por um escritório de advocacia.

Quer saber mais novidades sobre jurimetria e o universo jurídico? Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail os melhores conteúdos sobre o assunto.

Profissional com sólida experiência na área de gestão jurídica, com atuação em empresas nacionais e instituições de ensino de ponta. Líder das áreas de Logística, BPO e Outsourcing Jurídico. Trabalhos desenvolvidos no relacionamento com departamentos jurídicos e escritórios de advocacia, visando a máxima eficiência e otimização de todos os processos de seus clientes. Mentora associada à Escola de Mentores.
Deixe uma resposta
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Obrigado! Recebemos seu comentário.
Oops! Ocorreu um erro. Confira seus dados e tente novamente.
Logo ForeLegal
Simples e Intuitiva.
Solicite uma Demonstração